segunda-feira, 15 de setembro de 2014

PROJETO XADREZ EM EQUIPES...


Educador Físico Lindomar dos Santos

INTRODUÇÃO:

    O xadrez já provou ser uma importante ferramenta para desenvolver a atenção, concentração, interpretação e resolução de problemas. Ele também pode despertar o lúdico e a criatividade dos alunos. Com essas informações buscou-se uma forma diferente de envolver os alunos, tendo visto que os mesmos demonstram desinteresse e poucos recursos estratégicos durante o jogo. A estratégia foi sair do individualismo trazendo à tona o ditado de que ¨duas cabeças pensam melhor do que uma¨, foi elaborada uma forma diferente de disputa nas partidas de xadrez.

OBJETIVO:

    Fazer com que os alunos pensem mais em cada movimento do jogo, discutam entre a equipe lance a lance tomando as melhores decisões em cada situação do jogo, assim aumentando o tempo de cada partida igualando os níveis dos jogadores, fazendo com que eles preservem peças importantes e criem estratégias para deixar o adversário em condição de desvantagem e consequentemente em xeque-mate.

DESENVOLVIMENTO:

     Esse projeto vem sendo desenvolvido em uma aula de 45 minutos semanal dentro da disciplina de Educação Física, participam alunos do 1° ao 8° ano. Será usado como material tabuleiro e as peças do jogo de xadrez. Os alunos deverão disputar partidas de xadrez em dupla x dupla ou trio x trio onde cada movimento será uma decisão mutua da equipe, poderá ser estipulado um tempo máximo para que a equipe tome suas decisões e elabore suas estratégias durante o jogo, não haverá apenas um jogador mais sim uma equipe de jogadores unidos em prol de um mesmo objetivo. Poderão ser formadas equipes mistas e também equipes com diferentes níveis de jogabilidade.

CONCLUSÃO:

     Durante a execução do projeto vem percebendo-se o aumento da concentração dos jogadores, melhora da jogabilidade de alunos com dificuldade, igualdade nos níveis dos jogadores, se buscou mais a construção de estratégias de jogo, aumentou o tempo médio de cada partida de 15 minutos para 25 minutos. Melhorou o relacionamento e a comunicação entre os alunos. As partidas se tornaram mais competitivas e menos individualistas. 










Nenhum comentário:

Postar um comentário