Educador Físico
Lindomar dos Santos
INTRODUÇÃO:
O xadrez já provou ser uma importante
ferramenta para desenvolver a atenção, concentração, interpretação e resolução
de problemas. Ele também pode despertar o lúdico e a criatividade dos alunos.
Com essas informações buscou-se uma forma diferente de envolver os alunos,
tendo visto que os mesmos demonstram desinteresse e poucos recursos estratégicos
durante o jogo. A estratégia foi sair do individualismo trazendo à tona o
ditado de que ¨duas cabeças pensam melhor do que uma¨, foi elaborada uma forma
diferente de disputa nas partidas de xadrez.
OBJETIVO:
Fazer com que os alunos pensem mais em cada
movimento do jogo, discutam entre a equipe lance a lance tomando as melhores
decisões em cada situação do jogo, assim aumentando o tempo de cada partida
igualando os níveis dos jogadores, fazendo com que eles preservem peças
importantes e criem estratégias para deixar o adversário em condição de
desvantagem e consequentemente em xeque-mate.
DESENVOLVIMENTO:
Esse projeto vem sendo desenvolvido em uma
aula de 45 minutos semanal dentro da disciplina de Educação Física, participam
alunos do 1° ao 8° ano. Será usado como material tabuleiro e as peças do jogo
de xadrez. Os alunos deverão disputar partidas de xadrez em dupla x dupla ou
trio x trio onde cada movimento será uma decisão mutua da equipe, poderá ser
estipulado um tempo máximo para que a equipe tome suas decisões e elabore suas estratégias
durante o jogo, não haverá apenas um jogador mais sim uma equipe de jogadores
unidos em prol de um mesmo objetivo. Poderão ser formadas equipes mistas e
também equipes com diferentes níveis de jogabilidade.
CONCLUSÃO:
Durante a execução do projeto vem
percebendo-se o aumento da concentração dos jogadores, melhora da jogabilidade
de alunos com dificuldade, igualdade nos níveis dos jogadores, se buscou mais a
construção de estratégias de jogo, aumentou o tempo médio de cada partida de 15
minutos para 25 minutos. Melhorou o relacionamento e a comunicação entre os
alunos. As partidas se tornaram mais competitivas e menos individualistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário